No
caderno, copiar todas essas questões. Depois, responder.
Atividade
1.
Os poemas abaixo estão despedaçados. Leia
os pedaços que foram separados. Preste atenção ao tema dos fragmentos
dos poemas, a seus sons e às imagens que eles sugerem.
a.
Combine um título com um começo e um final. Escreva-os completos em seu
caderno.
b.
Que critérios você usou para juntar os pedaços dos poemas?
a)
Os utensílios
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b)
Erro de português
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c)
Nacos de nuvens
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d)
Poesia
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COMEÇOS
e)
Quando
o português chegou
Debaixo
de uma bruta chuva
Vestiu
o índio
|
f)
Gastei
uma hora pensando em um verso
que a pena não quer escrever.
No
entanto ele está cá dentro
inquieto,
vivo
|
g)
No
céu flutuavam trapos
De
nuvem - quatro farrapos:
do
primeiro ao terceiro - gente;
o
quarto - um cachorro errante.
A
ele, levado pelo instinto,
no
caminho junta-se um quinto.
|
h)
No
galpão guardamos as enxadas enferrujadas.
E
lá elas esperam a morte, como os velhos nos asilos.
Esta
foice não está mais afiada. Este ancinho
já
não sabe limpar o cisco do pomar.
|
FINAIS
i)
Do
seio azul do céu, pé-ante-
pé,
se desgarra um elefante.
Um
sexto salta - parece.
Susto:
o grupo desaparece.
E
em seu rasto agora se estafa
O
sol - amarela girafa.
Maiakovski
|
j)
Ele
está cá dentro
e
não quer sair.
Mas
a poesia deste momento
inunda
minha vida inteira.
Carlos Drummond de Andrade
|
k)
Mas
não nos desfazemos de nada - é a nossa lei.
No
depósito escuro onde repousam escorpiões
está
até a chave que não abre nenhuma porta.
Lêdo Ivo
|
l)
Que
pena!
Fosse
uma manhã de sol
O
índio tinha despido
O
português.
Oswald de Andrade
|
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